quarta-feira, 2 de junho de 2010

MAIOR PROJETO DE ÁGUA DO HEMISFÉRIO SUL

Governo desenvolve maior projeto de água de reúso do hemisfério sul:

Sistema abastecerá o Polo petroquímico de Capuava, no ABC, e economizará água suficiente para abastecer uma cidade de apenas 350 mil habitantes. O governador Alberto Goldman apresentou o projeto Aquapolo, dedicado a prodção de água de reúso para fins industriais, tendocomo insumo o esgoto tratado. Capacitado para produzir 1000 litros por segundo (l/s) de água de reúso, o empreendimento, inédito no hemisfério sul e o o 5º maior do mundo, abastecerá o Polo Petroquímico do ABC paulista.

Por meio de um contrato que se estente até 2043, e com investimentos de cerca R$ 252 milhões, as obras foram iniciadas em abril e o e fornecimento de água de reúso astá previso para começar 21 meses apos a consessão de todas as licenças. Para levar a água de reúso gerada para o Polo Pretoquímico, será construída uma adutora de aço com 17 km de extensão, que passará pelos municípios de São Caitano do sul e Santo André até chegar ao Polo em Mauá. Durante a fase de implementação, serão gerados cerca de 800 postos de trabalho.

Finalidade:

Para dar conta de sua demanda de água de 650 de litros por segundo, a área do Porto Petroquímico do ABC capta parte desse volume (500 l/s) do rio Tamanduateí, tratando o recurso ETE própria. Outros 150l/s são fornecidos pela rede de abastecimento pública, por meio das estações de tratamento de água (ETA's) Taiaçupeba e Casa Grande, da Sabesp.














Nenhum comentário:

Postar um comentário